Cultura Livre | 30 março a 5 abril

Na semana de 30 de março a 5 de abril da Quarentena Feminista, sublinhamos vários conteúdos culturais, disponíveis a partir de tua casa. Porque a Cultura é um direito de todxs.


Televisão


1 de Abril às 22:30 na RTP3

Fora da Vida

De Filipa Reis e João Miller Guerra, um retrato possível de Portugal em 2015. Uma época em que para uns/umas já não há trabalho e para outrxs já não há tempo livre.

Curta-metragem vencedora da Competição Nacional de Curtas-metragens do IndieLisboa 2015.

2 de Abril às 23:10 na RTP2

Acima das Nossas Possibilidades

Documentário de Pedro Neves que retrata as vítimas da austeridade imposta pela Troika, gente que nunca viveu "acima das suas possibilidades".

Este documentário faz parte do trabalho coletivo "Projecto Troika".

2 de Abril às 00:06 na RTP Memória

O Povo é quem mais ordena

Documentário sobre a história das Assembleias Constituintes e Legislativas em Portugal desde 1820 até à aprovação da Constituição da República Portuguesa em 1976.

3 de Abril às 23:45 na RTP2

A Revolução Silenciosa

Na dramática época da Guerra Fria, um minuto de silêncio mudou as suas vidas. Filme do cineasta alemão Lars Kraume, baseado numa história verídica, adaptação da obra homónima do escritor e ensaísta alemão Dietrich Garstka. Um testemunho histórico magnífico, inteligente e chocante, sobre a resistência de alguns/algumas estudantes da Alemanha de Leste, em 1956. Uma reflexão sobre as questões sociais e políticas posteriores à Segunda Guerra Mundial.

4 de Abril às 22:12 na RTP2

Miranda

Criação operática inspirada numa das mais conhecidas peças de William Shakespeare, “A Tempestade”, seguindo o ponto de vista da personagem Miranda, com uma seleção de belas melodias de várias obras de Henry Purcell.

5 de Abril às 23:30 na RTP1

Djon Africa

Miguel, filho de cabo-verdiano, nascido e crescido na periferia de Lisboa, decide embarcar numa viagem ao continente africano à procura do seu pai e para aprofundar as suas raízes.



Disponível Online


Filmes e Documentários

O Meu Sangue

Série documental de Tota Alves e Victor Ferreira que nos questiona sobre o repúdio e o nojo associados à menstruação.

Olga Drummond

A notícia de que Olga Drummond (Eunice Muñoz) está para chegar à Casa dos Atores, provoca uma grande agitação entre residentes e funcionárixs. A chegada de Olga, considerada a maior atriz portuguesa de todos os tempos, inspira memórias de afetos, admiração e, também, de algum ressentimento. Mas quando um jantar é preparado em sua honra, todxs anseiam por a ver. Olga, no entanto, parece alheada de tudo, a idade e uma doença degenerativa tiraram-lhe o brilho e a luz de outros tempos. Até que som das palmas a trazem de volta.

O Que Está Por Vir

Filme da cineasta francesa Mia Hansen-Love sobre a dificuldade e a beleza dos recomeços, que conta a história de uma mulher (Isabelle Huppert) que precisa de se reinventar depois do fim de um longo casamento.

Elis

Filme do cineasta brasileiro Hugo Prata sobre a história dramática da maior cantora brasileira de todos os tempos. Um filme impregnado com a alma da artista e do país que amava.

Escultoras: Nem Musas, Nem Modelos

O mito de Pigmalião determinou há muito o papel da musa e do escultor: o homem era o criador e a mulher a sua obra. Desde então não tem havido muito espaço para as escultoras, mas as mulheres nunca desistiram de lutar pelo reconhecimento da sua arte.

Boom For Real - A Adolescência Tardia de Jean-Michel Basquiat

Sara Driver explora os anos anteriores à fama do celebrado artista americano Jean-Michel Basquiat, e de como a cidade de Nova Iorque, xs seus/suas habitantes e a sua cultura artística em mutação, em finais dos anos 1970 e 1980 moldou a sua visão.

Joel

Um drama íntimo sobre a maternidade, a adoção e a discriminação. Filme do cineasta argentino Carlos Sorin sobre a convivência, a igualdade de oportunidades e os valores da sociedade.

Paris is Burning

Por Jennie Livingston, Paris is Burning documenta várias fases da década de 80 em Nova Iorque centrando-se na comunidade negra LGBTQI+ e na ball culture nova iorquina. Um poema visual sobre violência, exclusão e amor.


Teatro

D. Maria II em Casa

O Teatro Nacional D. Maria II leva a sua sala de espetáculos até tua casa e disponibiliza online uma produção, das que constituem o seu portefólio, todas as sextas e sábados às 21:00H.

Dolls

Peça de teatro com encenação de Ivo Saraiva e Silva, a partir do clássico Casa de Bonecas de Henrik Ibsen, com Cátia Tomé, Ivo Silva, Luis Garcia, Ricardo Teixeira e Sérgio de Brito. O texto original, de Henrik Ibsen, concluído em 1879, é relembrado enquanto provocatório e denunciante do machismo presente na sociedade burguesa.

Música

3 Mulheres

Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Billie Holiday. Três divas, três rainhas que reinaram no mundo do Jazz no século XX e que ainda hoje são referência. Três mulheres forjadas no mesmo molde, o do talento, do carácter e da capacidade de resistência. Nascidas com alguns anos de diferença, conheciam-se mutuamente, apreciavam-se e competiam numa época onde não era fácil nascer-se negra, mulher, e com talento para cantar. A cantora franco-belga Viktor Lazlo presta homenagem a estas três mulheres num concerto pleno de charme e encanto. (Concerto gravado na sala Aimé Césaire do Topiques Atrium, Fort-de-France).


51 visualizações

Posts recentes

Ver tudo