justiça climática

Quarentena Climática 

O Climáximo, coletiva pela justiça climática, lançou um programa informativo em vídeo, podcast e texto chamado Quarentena Climática, que pretende introduzir uma perspetiva crítica sobre a crise do coronavírus, a crise financeira e económica e a situação de emergência climática em que vivemos, contando com a participação de ativistas, investigadorxs e convidadxs com perspetivas críticas. 

"Porque estamos em quarentena, podemos ver com os nossos próprios olhos que o sistema falhou. Não sabe responder à crise climática e está a debater-se com as novas crises associadas ao coronavírus."

Os episódios ficam disponíveis no Facebook, Instagram, TwitterYoutube e Spotify

Climáximo

O Climáximo é um grupo de ativistas movidxs pela urgência do combate às alterações climáticas e os seus graves efeitos. Por isso, lutam por ideias novas e sustentáveis de bem-estar, por justiça social e climática e resistem a falsas soluções de "capitalismo verde"; acreditam que a mercantilização da natureza e dos recursos do planeta causará sempre ciclos crescentes de exploração e destruição. 

Reúnem todas as semanas, de forma pública. No contexto do COVID-19, têm adaptado o seu funcionamento e praticado reuniões online.

Sabe aqui como podes envolver-te no Climáximo.

Contactos: climaximo@riseup.netFacebook | Instagram | Vimeo

Empregos para o Clima

A campanha Empregos para o Clima reivindica em Portugal a criação de 100000 empregos públicos dignos em setores-chave da economia para reduzir as emissões de gases de efeito de estufa em 60-70% em 15 anos: uma espécie de Serviço Nacional do Clima.

O relatório com as reivindicações da campanha pode ser consultado aqui

Contactos: FacebookSite | contacto@empregos-clima.pt

ATERRA

ATERRA é um coletivo de indivíduxs e grupos em Portugal que defende a redução do tráfico aéreo e uma forma de mobilidade mais justa, mais ecológica e mais enriquecedora, que partilha a visão da rede Stay Grounded. A campanha é apoiada por: Gaia, Climáximo, Rede para o Decrescimento, CIDAC, Habita, Greve Climática Estudantil Portugal, Morar em Lisboa, Assembleia Feminista de Lisboa, Por Um Mundo Ideal, Casa da Horta, Climate Save Portugal, Gestual, Horta FCUL, Slow Motion Tours, Left Hand Rotation, Renovar a Mouraria, Reflorestar Portugal e 2Degrees Artivism. 

Contactos: aterra@riseup.net | Facebook | Twitter | Instagram | Site

Greve Climática Estudantil

A Greve Climática Estudantil é um grupo de jovens que se uniram para organizar uma greve climática estudantil em Portugal, à semelhança do que estava a acontecer noutros países, com o movimento internacional #FridaysForFuture e #SchoolStrike4Climate, iniciado por Greta Thunberg. ​É um movimento estudantil, internacional, pacífico e não-violento, determinado e organizado, descentralizado e apartidário.

Sabe aqui como te juntar. 

Contactos: greveclimaticaestudantilpt@gmail.com | Facebook | Instagram | Site