pessoas em situação de violência doméstica

A violência doméstica é crime público e é uma responsabilidade coletiva a sua denúncia. Neste período, é muito importante ficar especialmente atentx a quem nos rodeia para poder intervir.

Algumas informações e contactos:

Serviço de Informação às Vítimas de Violência Doméstica:

800 202 148

Número gratuito

Se precisares de ajuda ou tiveres conhecimento de alguma situação de violência doméstica, liga para este número. É uma linha gratuita que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esta linha irá indicar-te como proceder e que serviços há perto de ti.

Outra opção é enviares um email para:

CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género)

Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) é o organismo nacional responsável pela promoção e defesa desse princípio, procurando responder às profundas alterações sociais e políticas da sociedade em matéria de cidadania e igualdade de género.

Captura de ecrã 2020-03-22, às 22.01.13.

APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)

A APAV é uma organização sem fins lucrativos com a missão de prestar informação e apoio a pessoas em situações de violência e/ou crime.

Disponibilizam uma linha de apoio gratuita (funciona das 9h às 21h): 116 006

Aqui podes consultar os contactos dos vários GAV (Gabinetes de Apoio à Vítima) que existem no país.

App VD - Apoio Contra a Violência Doméstica

Aplicação gratuita, disponível na App Store e Google Play, para aceder a informação atual e oficial sobre os serviços da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica. Podes realizar chamadas telefónicas e enviar mensagens eletrónicas diretamente a partir da app.

UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta)

A UMAR é uma associação de mulheres que surgiu no contexto do 25 de abril de 1974 e que pretende despertar a consciência feminista na sociedade portuguesa, intervindo em temas como a violência doméstica, o direito à contracepção e aborto, a paridade nos órgãos de decisão política e outras causas feministas.

Contactos: umarprati@gmail.com

910504600 / 222025048

Também podes afixar esta imagem (imprime ou reproduz numa folha de papel escrita à mão) no teu prédio/na tua rua/na tua comunidade. Temos de estar especialmente atentxs e cuidar umas das outras!

Captura de ecrã 2020-03-22, às 22.14.35.