pessoas em situação de violência doméstica
A violência doméstica é crime público e é uma responsabilidade coletiva a sua denúncia. Neste período, é muito importante ficar especialmente atentx a quem nos rodeia para poder intervir.
Algumas informações e contactos:
Serviço de Informação às Vítimas de Violência Doméstica:
800 202 148
Número gratuito
Se precisares de ajuda ou tiveres conhecimento de alguma situação de violência doméstica, liga para este número. É uma linha gratuita que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esta linha irá indicar-te como proceder e que serviços há perto de ti.
Outra opção é enviares um email para:
CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género)
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) é o organismo nacional responsável pela promoção e defesa desse princípio, procurando responder às profundas alterações sociais e políticas da sociedade em matéria de cidadania e igualdade de género.
APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)
A APAV é uma organização sem fins lucrativos com a missão de prestar informação e apoio a pessoas em situações de violência e/ou crime.
Disponibilizam uma linha de apoio gratuita (funciona das 9h às 21h): 116 006
Aqui podes consultar os contactos dos vários GAV (Gabinetes de Apoio à Vítima) que existem no país.
App VD - Apoio Contra a Violência Doméstica
Aplicação gratuita, disponível na App Store e Google Play, para aceder a informação atual e oficial sobre os serviços da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica. Podes realizar chamadas telefónicas e enviar mensagens eletrónicas diretamente a partir da app.
UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta)
A UMAR é uma associação de mulheres que surgiu no contexto do 25 de abril de 1974 e que pretende despertar a consciência feminista na sociedade portuguesa, intervindo em temas como a violência doméstica, o direito à contracepção e aborto, a paridade nos órgãos de decisão política e outras causas feministas.
Contactos: umarprati@gmail.com
910504600 / 222025048
Também podes afixar esta imagem (imprime ou reproduz numa folha de papel escrita à mão) no teu prédio/na tua rua/na tua comunidade. Temos de estar especialmente atentxs e cuidar umas das outras!