top of page

Cultura Livre | 20 a 26 abril

Na semana de 20 a 26 de Abril da Quarentena Feminista, sublinhamos vários conteúdos culturais, disponíveis a partir de tua casa. Porque a Cultura é um direito de todxs.


Televisão


21 de Abril às 00:12 na RTP1

Os Carrascos de Estaline, Katyn, 1940

Em 1940, a União Soviética ordenou a execução de 22000 prisioneiros de guerra polacos, 4500 dos quais foram assassinados na floresta de Katyn na Rússia. Durante anos a autoria do crime foi atribuída aos nazis. Foi apenas na véspera do colapso da União Soviética que Mikhail Gorbachev reconheceu a responsabilidade de Estaline na perpetração do crime, depois realizado pela polícia secreta soviética, a NKVD.


22 de Abril às 23:10 na RTP2

Carquejeiras – As Escravas do Porto

O drama silencioso e silenciado de mulheres esquecidas que desempenharam uma tarefa fundamental para o desenvolvimento da cidade do Porto. Documentário de Arminda Sousa Deusdado sobre as carquejeiras do Porto, mulheres esquecidas que durante o séc. XIX início do séc. XX faziam chegar à cidade a carqueja que descarregavam dos barcos acostados às margens do Douro. 


23 de Abril às 23:10 na RTP2

A Noite do Golpe de Estado

A noite do 25 de abril de 1974 contada e explicada por um dos seus protagonistas, Otelo Saraiva de Carvalho.


24 de Abril às 23:10 na RTP2

No Intenso Agora

Documentário político que justapõe, através de imagens de arquivo, uma série de acontecimentos diferentes da década de 1960, como a revolta estudantil em Paris, a Primavera de Praga e o início da Revolução Cultural na China, em 1966, sob o regime de Mao. A partir da descoberta de filmes amadores que a mãe do realizador registou na China, em 1966, João Moreira Salles trata da natureza efémera dos momentos de grande intensidade emocional.


25 de Abril às 10:00 na RTP1

Sessão Solene Comemorativa do 46º Aniversário do 25 de Abril

Transmissão, em direto, da Sessão Solene Comemorativa do 46º aniversário do 25 de Abril, na Assembleia da República.


25 de Abril às 16:30 na RTP1

Capitães de Abril

Um retrato da Revolução que mudou a história portuguesa em 25 de abril de 1974 - na madrugada de 25 de Abril de 1974, o Rádio Clube Português emite a célebre e interdita canção de Zeca Afonso, "Grândola, Vila Morena". Trata-se um código combinado com o clandestino Movimento das Forças Armadas que nessa madrugada levou um grupo de capitães a executar um golpe de estado e acabar com o regime do Estado Novo.


25 de Abril às 22:15 na RTP2

Thierrée/Shechter/Pérez/Pite 2018

James Thierrée, Hofesh Shechter, Ivan Perez e Cristal Pite, quatro coreógrafos contemporâneos reúnem-se para apresentar um programa que leva os bailarinos da Ópera Garnier a uma nova forma de modernidade onde os corpos vibram com intensidade. 


26 de Abril às 00:15 na RTP2

Brandos Costumes

Cenas da vida doméstica de uma família portuguesa da média burguesia, alternadas com atualidades sobre a ascensão, glória e queda do salazarismo, onde se constrói um paralelismo entre a figura do chefe de família tradicional e o ditador.

"Brandos Costumes" é possivelmente um dos filmes mais célebres e comentados do pós-25 de Abril. Primeiro porque acabou de ser rodado em 1974 e depois porque constituía, de certa forma, uma autêntica premonição dos acontecimentos desse ano, que mudaram irreversivelmente tudo aquilo que o filme refletia e analisava.

Disponível Online


Filmes e Documentários


Um drama irreverente, protagonizado por Benedict Cumberbatch, sobre as figuras decisivas nos bastidores da campanha para o mais controverso referendo da história britânica.


Em Lisboa, uma família de classe média passa por uma grave crise financeira. O pai (João Pedro Vaz) fica desempregado e não consegue encontrar trabalho. Para fazer face às despesas familiares, a mãe (Beatriz Batarda) arranja um segundo emprego mas anda sempre cansada e sem tempo para a família. Descurada pelo pai desalentado e negligenciada pela mãe esgotada, a filha adolescente começa a revoltar-se. Com as dificuldades a acumularem-se, vão-se gradualmente afastando uns dos outros, e uma tensão cresce em silêncio e culpa.

 

O governo chinês está a usar cidadãos para vigiar o comportamento de seus amigos e vizinhos e, em 2020, esse sistema de vigilância deverá estender-se a toda a sociedade chinesa.


Teatro & Espectáculo


O Teatro Nacional D. Maria II leva a sua sala de espetáculos até tua casa e disponibiliza online uma produção, das que constituem o seu portefólio, todas as sextas e sábados às 21:00H.


O encenador Nuno Carinhas descreveu Macbeth como “um conto dirigido a crianças inocentes sobre o destino de guerreiros ambiciosos”. Com a mais veloz, enigmática e maligna das tragédias de William Shakespeare prosseguimos a revisitação online do nosso património cénico, uma vez mais mediado pelo olhar do realizador Pedro Filipe Marques. Num cenário fantasmático e temperamental – máquina de cortinas que se fecha como um “cubículo de anseios descarados” e se expande como um salão, charneca ou floresta –, desencadeia-se a tragédia de um casal unido por um nome que, ambicionando conquistar e subjugar o futuro, fica cativo do próprio tempo.

Disponível a partir de 24 de Abril às 22:00 até às 24:00 de 26 de Abril.


Música


Gravado no teatro de Lê Grand Rex, de Paris, em abril de 2004, Cesaria Évora Live D´Amor é uma deliciosa viagem pelos sucessos da embaixadora da música de Cabo Verde. 


48 visualizações
bottom of page