Cultura Livre | 27 abril a 3 maio

Na semana de 27 de abril a 3 de maio da Quarentena Feminista, sublinhamos vários conteúdos culturais, disponíveis a partir de tua casa. Porque a Cultura é um direito de todxs.


Televisão

27 de Abril às 23:43 na RTP2

Adeus Lenine!

Filme de Wolfgang Becker, com música de Yann Tiersen ("O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"), que relata um capítulo marcante da história alemã e europeia, a queda do muro de Berlim, as mudanças políticas, sociais e culturais que desencadeou e a forma como afetou as pessoas que acreditavam no mundo socialista.

29 de Abril às 23:08 na RTP2

Ressaca

O documentário de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux acompanha o corpo artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no cenário do colapso do estado que resultou na suspensão e instabilidade dos salários entre os anos de 2016 e 2018 e regista a espera marcada pelos dias que se alongam, sem boas notícias, e a resistência, pois a despeito da ruína e da miséria é preciso produzir e sobreviver.

29 de Abril às 23:56 na RTP1

Maior que o Pensamento – Zeca Afonso

Este primeiro episódio aborda as raízes de José Afonso, nascido em Aveiro em 1929, a sua infância em África com os pais e os irmãos, os seus estudos secundários em Coimbra, enquanto os pais estavam detidos pelas tropas japonesas que ocuparam Timor-Leste durante a II Guerra Mundial, o início da sua carreira artística como intérprete de fados de Coimbra, ao mesmo tempo que ingressava na universidade desta cidade, a sua experiência como professor do ensino secundário, a evolução do seu estilo musical para a balada e a criação das duas canções consideradas pioneiras do movimento da música de intervenção em Portugal: "Os Vampiros" e "Menino do Bairro Negro".

30 de Abril às 21:45 na RTP1

A Herdade (ep. 1)

Na família de João Fernandes começam a sentir-se os primeiros rumores da revolução.

Disponível Online

Filmes e Documentários

Meu Caro Amigo Chico

Meu Caro Amigo Chico é um documentário musical em forma de carta, cujo texto são as canções e os testemunhos dos músicos que nele participam: um retrato nosso numa carta de resposta à canção “Tanto Mar”.

Documentário disponível até as 24:00 de 01 de Maio de 2020.

Le Clitoris

As mulheres têm o único órgão do corpo inteiro exclusivamente dedicado ao prazer – o clitóris! Neste documentário de animação, descobre a sua anatomia.

Brandos Costumes

Cenas da vida doméstica de uma família portuguesa da média burguesia, alternadas com atualidades sobre a ascensão, glória e queda do salazarismo, onde se constrói um paralelismo entre a figura do chefe de família tradicional e o ditador.

Teatro

D. Maria II em Casa

O Teatro Nacional D. Maria II leva a sua sala de espetáculos até tua casa e disponibiliza online uma produção, das que constituem o seu portefólio, todas as sextas e sábados às 21:00H.

Decameron

Nas quatro sessões que compõem estas Leituras de Quarentena, a nossa companhia quase residente oferece-nos uma espécie de súmula do Decameron, de Giovanni Boccaccio. Escrita entre 1348 e 1353, em pleno surto da Peste Negra que começara a assolar a Ásia e a Europa em 1347, esta obra é constituída por 100 novelas, narradas em dez dias por dez jovens (sete mulheres e três homens) durante o seu retiro no campo, fugidos à doença que dizimava Florença. Realista documento de época e exemplar fresco das idiossincrasias humanas, Decameron entreabre um mundo novo, ao romper com a tradição medieval, inicia a prosa de ficção ocidental e assinala a raiz comum da nossa cultura: “Contar histórias, de modo que um de nós pode dar prazer a todos os outros que o ouvem.” Ontem como hoje, disseminamos a linha da palavra para espantar a solidão e o medo e para celebrar a vida.

Disponível entre 27 e 30 de Abril.

Música

Cacique’97 ao Vivo no B.Leza

Cacique´97 são um coletivo de afro-beat provenientes de Portugal e Moçambique. O grupo integra dez músicos com carreiras e currículos provenientes de diversos grupos, designadamente, Cool Hipnoise, Philharmonic Weed, Tcheka e The Most Wanted - projetos com marcada influência nas áreas do funk, reggae e do som afro. Os Cacique´97 pretendem dar origem a uma banda sonora global dos novos tempos sem perder o lado reivindicativo e de promoção da consciência social característica do afro-beat. Concerto gravado ao vivo no espaço B.Leza, em Lisboa, no dia 17 de Novembro 2016.


16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo