top of page

Cultura Livre | 6 a 12 abril

Na semana de 6 a 12 de Abril da Quarentena Feminista, sublinhamos vários conteúdos culturais, disponíveis a partir de tua casa. Porque a Cultura é um direito de todxs.


 

Televisão

 

6 de Abril às 23:32 na RTP2

O Jovem Karl Marx

A amizade entre Marx e Engels, os pais do marxismo, traçando a conclusão do Manifesto Comunista e a criação de um movimento revolucionário do qual nasceram os instrumentos teóricos para a emancipação das massas oprimidas na Europa e em todo o mundo.



9 de Abril às 00:30 na RTP1

Silêncio

Portugal, 1633. Quando a Companhia de Jesus recebe a notícia de que o missionário Cristóvão Ferreira teria renunciado publicamente à Fé Cristã, Sebastião Rodrigues e Francisco Garrpe, dois dos seus discípulos mais fiéis, decidem partir para o Japão para o confirmar.



9 de Abril às 20:00 na RTP3

Cartas de Masanjia

Quando Julie Keith, de Damasco, Oregon, encontrou uma misteriosa carta escondida nas suas decorações de Halloween, ela nunca imaginou que isso levaria a um escândalo internacional e ao encerramento de um campo de trabalhos forçados na China.


12 de Abril às 00:45 na RTP2

Mistérios de Lisboa

Uma história repleta de paixões, duelos, perigos mortais e negócios tenebrosos numa atribulada viagem por Portugal, França, Itália e Brasil.


11 de Abril às 03:10 no Canal Hollywood

São Jorge

Jorge corre o risco de perder o filho e a mulher, quando esta decide regressar ao Brasil. Em desespero, aceita trabalho numa empresa de cobranças difíceis. Ironicamente, Jorge passa a intimidar aqueles que, como ele, se vêem a braços com dívidas.


 

Disponível Online

 


Filmes e Documentários

Dora (Fernanda Montenegro), uma amargurada ex-professora, ganha a vida na estação Central do Brasil a escrever cartas para analfabetos, que lhe ditam o que querem contar às famílias. Em casa, com a vizinha Irene (Marília Pêra), lê e separa as cartas. Umas são enviadas, outras deitadas fora e a maioria acaba numa gaveta.


Com um elenco notável que inclui a premiada atriz britânica Vanessa Redgrave, o filme retrata duas histórias de amor, separadas por 60 anos, ligadas por laços de família, identidade sexual e um misterioso quadro que esconde um segredo que atravessa gerações. Uma crónica de amor.


Realizado por Lars Kraume e adaptado da obra homónima do escritor e ensaísta alemão Dietrich Garstka, um filme baseado em factos verídicos que reflete sobre questões sociais e políticas posteriores à Segunda Grande Guerra.


Um dia, quase tudo se transformou num monte de escombros e mato. Restaram fantasmas que vagueiam entre os campos, as ruínas e o nevoeiro. Alguns desses fantasmas estão vivos. São gente que ficou, gente que volta, gente que deambula pelas memórias difíceis daquele que foi o mais maldito bairro da cidade. Só que este Tarrafal, o nome do campo de morte lenta da ditadura salazarista, não fica em Cabo Verde, mas sim em Portugal.


"A Pequena Morte" (La Petite Mort), expressão poética francesa para orgasmo, revela-nos um retrato íntimo e multifacetado do orgasmo feminino. Mulheres de várias idades, origens, experiências e preferências sexuais falam com sinceridade sobre a sua experiência de orgasmo


Menina é um retrato familiar de narrativa densa e misteriosa, que nos traz para perto de uma família de classe média durante o Estado Novo, e nos faz pensar como é a vida de uma mulher fechada em casa, num exercício de mise en scène. Um filme de Simão Cayette.


Teatro

O Teatro Nacional D. Maria II leva a sua sala de espetáculos até tua casa e disponibiliza online uma produção, das que constituem o seu portefólio, todas as sextas e sábados às 21:00H.


Um recital de poesia dos modernistas portugueses Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros, com as interpretações de João Villas-Boas, Maria Jorge, Vítor Silva Costa e Teresa Coutinho. Um espaço em branco onde a poesia é colorida com a pintura de Amadeo de Sousa Cardoso


Tendo como ponto de partida os temas de restrição e manipulação, Sébastien Ramirez e Honji Wang apresentam um hip-hop gestual que é deslumbrante e profundo, preenchido com uma elegância jovem. Com cinco dançarinos e um rigger, eles aperfeiçoaram uma incrível armadilha gestual transbordante de sensações intensas para ilustrar a nossa paixão pela vida e a nossa necessidade de liberdade, por mais severas que sejam as circunstâncias. Uma peça apaixonante e intimamente regenerativa.


Música


Quase dez anos depois do seu primeiro concerto, Noiserv (nome artístico de David Santos) apresenta o primeiro registo ao vivo. Filmado em Março de 2014 no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, mostra aquilo que têm sido os concertos da digressão de apresentação do álbum "Almost Visible Orchestra" e nos quais Noiserv revisita também algumas das músicas mais conhecidas dos discos anteriores.


Concerto da cantora Selma Uamusse gravado no Festival RTP Andamento, ocorrido no dia 15 de setembro na Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa.


38 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page